domingo, 23 de fevereiro de 2025

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO/ UNIDADE 2 - Aula 4/ Metodologias de Gestão

 















Metodologias de Gestão

Estudante, esta videoaula foi preparada especialmente para você. Nela, você irá aprender conteúdos importantes para a sua formação profissional. Vamos assisti-la? 
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Bons estudos!


Ponto de Partida

Estudante, nesta aula, adentramos em um campo de conhecimento fundamental para a gestão eficaz de projetos: o uso do Canvas, a integração da gestão de projetos e as metodologias ágeis. Esta aula é de suma importância, pois esses conceitos se entrelaçam de maneira essencial para a otimização de processos e o alcance de resultados notáveis no mundo corporativo.

Em nosso percurso, acompanharemos a trajetória da Julia, uma gerente de projetos talentosa que enfrenta um desafio aparentemente intransponível: a necessidade de equilibrar a eficiência dos processos de gestão de projetos com a agilidade necessária para se adaptar a um mercado em constante mudança. A história da Julia nos guiará ao longo desta aula e seus dilemas serão o pano de fundo para nossas discussões.

Julia precisa responder a algumas perguntas cruciais: como garantir que os projetos sejam gerenciados de forma eficaz com todos os elementos fundamentais cuidadosamente considerados e planejados? Como adaptar-se rapidamente a mudanças no ambiente de negócios sem perder o controle e a direção? Como garantir que a equipe de projeto seja ágil e capaz de tomar decisões rápidas e bem fundamentadas? Como equilibrar a estrutura e a flexibilidade?

Vamos começar esta jornada empolgante de descoberta e aprendizado. Juntos, exploraremos o mundo do Canvas, da gestão de projetos e das metodologias ágeis, capacitando você a se destacar no mundo profissional em constante transformação.


Vamos Começar!

Business Model Canvas

O Business Model Canvas, frequentemente referido como "Canvas," foi criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur e apresentado pela primeira vez no livro Business Model Generation, lançado em 2010. O Canvas é uma ferramenta que oferece uma estrutura visual para descrever, projetar, desafiar e inovar modelos de negócios.

A criação do Canvas ocorreu como resultado de esforços de pesquisa e colaboração entre Osterwalder, Pigneur e outros colaboradores. Eles estavam empenhados em simplificar a representação de modelos de negócios de uma forma que fosse acessível, intuitiva e eficaz; tradicionalmente, as descrições de modelos de negócios eram feitas em documentos longos e complexos, o que tornava difícil a compreensão das estratégias de negócios.

De acordo com Osterwalder (2011), o Canvas foi projetado para preencher essa lacuna, proporcionando uma abordagem mais visual e concisa para representar um modelo de negócios com base em nove elementos principais, que são organizados em um quadro visual:

Segundo Osterwalder (2011), a proposta de valor descreve o que torna o seu produto ou serviço único e valioso para os clientes, bem como responde à pergunta: "Por que os clientes escolheriam o que está oferecendo?". A proposta de valor define os benefícios, características e vantagens competitivas do produto ou serviço.

Já o segmento de clientes, segundo Osterwalder (2011), refere-se aos grupos de pessoas ou empresas que se pretende atender com a proposta de valor; para tanto, é fundamental entender quem são os clientes-alvo, suas necessidades e características, para adaptar a estratégia de negócios a eles. O relacionamento com os clientes, por sua vez, de acordo com Osterwalder (2011), descreve o tipo de relacionamento que se estabelece com os clientes para conquistá-los e mantê-los, podendo variar entre relacionamentos pessoais, assistência técnica, automação, comunidade online e outros.

Os canais, para Osterwalder (2011), representam os meios pelos quais a empresa alcançará seus clientes e entregará sua proposta de valor, e isso inclui canais de vendas, marketing, distribuição e comunicação, e é preciso escolher os canais mais eficazes para alcançar o público-alvo.

Osterwalder (2011) entende que as atividades-chave são os principais processos e atividades que a empresa precisa realizar para criar e entregar valor aos clientes, como produção, marketing, pesquisa e desenvolvimento, logística, entre outros. Os parceiros-chave, de acordo com Osterwalder (2011), são organizações ou empresas externas que colaboram para a criação e entrega de valor, e isso pode incluir fornecedores, aliados estratégicos, distribuidores ou qualquer outra entidade que desempenhe um papel crítico em seu modelo de negócios.

Os recursos-chave, para o autor supracitado, são os recursos essenciais que a empresa precisa para operar eficazmente, e isso inclui recursos físicos, intelectuais, humanos e financeiros. Os Recursos-chave são essenciais para a entrega da proposta de valor e a execução das atividades-chave. Por sua vez, a estrutura de custos detalha todos os custos envolvidos na operação do modelo de negócios, e isso inclui custos fixos e variáveis, como salários, aluguel, matéria-prima, marketing etc. Compreender os custos é fundamental para se determinar a viabilidade financeira do negócio.

As fontes de receitas, segundo Osterwalder (2011), descrevem como sua empresa gera renda, podendo incluir vendas de produtos, assinaturas, publicidade, licenciamento, entre outros; aliás, a identificação e a diversificação das fontes de receita são fundamentais para a sustentabilidade do negócio.


Siga em Frente...

Gestão de projetos e metodologias ágeis

Para Maximiniano e Veronese (2022), o projeto é um esforço planejado e temporário, com um conjunto específico de objetivos a serem alcançados dentro de um prazo determinado e com recursos limitados. Cada projeto é uma jornada única que visa criar um produto, serviço ou resultado claramente definido, diferenciando-se das operações contínuas de uma organização.

De acordo com Maximiniano e Veronese (2022), a natureza temporária de um projeto implica um começo e um fim, em contraste com as atividades de rotina, e o objetivo do projeto é entregar algo novo, único ou aprimorado, atendendo às necessidades ou resolvendo problemas identificados.

Segundo Kerzner (2020), os recursos como tempo, orçamento, mão de obra e materiais são alocados e gerenciados com cuidado em um projeto, que é composto de várias etapas inter-relacionadas, cada uma com suas próprias tarefas e responsabilidades. O planejamento, a execução, o monitoramento e o controle de um projeto são atividades cruciais que garantem que o objetivo seja alcançado de maneira eficiente e eficaz; além disso, os projetos envolvem algum grau de incerteza e risco, que deve ser avaliado e gerenciado ao longo do ciclo de vida do projeto.

Maximiniano e Veronese (2022) entendem que a gestão de projetos é uma abordagem estruturada que visa planejar, executar e controlar projetos de forma eficaz. Suas etapas principais incluem a iniciação do projeto, o planejamento detalhado, a execução das tarefas, o monitoramento do progresso e o encerramento ordenado. Gerir bem o projeto é crucial para atingir metas, cumprir prazos e entregar resultados de alta qualidade, beneficiando-se de metodologias e ferramentas específicas para padronizar processos e otimizar a colaboração da equipe.

Camargo e Ribas (2019) afirmam que a gestão ágil de projetos se baseia em uma variedade de ferramentas e práticas para facilitar o desenvolvimento de projetos de forma flexível e iterativa; para eles, o Scrum é um dos métodos ágeis mais populares para a gestão de projetos e o desenvolvimento de produtos. Maximiniano e Veronese (2022) abordam que o Scrum é um framework composto de papéis, artefatos e eventos.

  • Papéis no Scrum:

Scrum master: é o responsável por garantir que a equipe de desenvolvimento siga os princípios do Scrum; eles eliminam obstáculos, facilitam reuniões e ajudam a equipe a melhorar continuamente.

Product owneré o representante do cliente ou do usuário final e responsável por definir as prioridades do backlog do produto e garantir que a equipe esteja construindo o que é mais valioso para o cliente.

Equipe de desenvolvimento: é composta de profissionais que realizam o trabalho real de criar o produto. Eles são multifuncionais e autogerenciados.

  • Artefatos do Scrum:

Backlog do produto (Product Backlog): é uma lista priorizada de funcionalidades, melhorias e requisitos do projeto. O Product Owner é responsável por manter o backlog do produto atualizado e priorizado.

Backlog da sprint (Sprint Backlog): é uma seleção de itens do backlog do produto que a equipe de desenvolvimento planeja concluir durante uma iteração específica, chamada de sprint.

- Incremento: é o produto parcialmente completo no final de cada Sprint. O objetivo é ter um incremento potencialmente entregável que agregue valor ao cliente.

  • Eventos do Scrum:

Sprinté um tempo fixo, geralmente 2 a 4 semanas, durante o qual a equipe de desenvolvimento trabalha para entregar um incremento do produto.

Sprint planning: no início de cada sprint, a equipe de desenvolvimento realiza uma reunião de planejamento para selecionar e se comprometer com os itens do backlog da sprint.

Dailyé uma reunião diária curta na qual a equipe compartilha o que fez, o que fará e quais obstáculos estão enfrentando.

Sprint review: no final de cada sprint, a equipe de desenvolvimento demonstra o incremento do produto aos stakeholders e obtém feedback.

Sprint retrospectiveapós a revisão da sprint, a equipe realiza uma retrospectiva para identificar melhorias no processo e no trabalho da equipe.

  • Princípios do Scrum:

Transparência: toda informação relevante deve ser visível para todos os envolvidos.

Inspeção: a equipe deve inspecionar regularmente o progresso e os resultados, para identificar problemas.

Adaptação: com base nas inspeções, a equipe deve se adaptar, fazendo ajustes e melhorias para otimizar o processo.

  • Ciclo de vida do Scrum:

- Um projeto Scrum é dividido em iterações, chamadas de sprints.

- Em cada sprint, a equipe desenvolve um incremento do produto.

- O processo se repete até que o produto esteja completo ou o projeto seja encerrado.

Scrum é especialmente adequado para projetos cujos requisitos sejam voláteis ou não totalmente conhecidos no início, bem como a entrega de valor incremental seja desejada. Ele promove a colaboração, a flexibilidade e a capacidade de resposta a mudanças, tornando-se uma metodologia valiosa para uma ampla gama de setores e tipos de projetos

Até este momento, vimos que o Business Model Canvas é uma ferramenta eficaz para definir estratégias de negócios de forma visual e concisa. A gestão de projetos é essencial para se planejar, executar e controlar empreendimentos com sucesso. O Scrum, um método ágil popular, destaca a importância da flexibilidade e da colaboração, permitindo entregas incrementais. Juntos, esses conceitos fortalecem a capacidade das organizações de inovar, adaptar-se e entregar valor, tornando-se elementos cruciais em ambientes de negócios dinâmicos.


Vamos Exercitar?

A resposta para as dúvidas da Julian está na aplicação cuidadosa do Canvas, na integração inteligente da gestão de projetos com as metodologias ágeis. Para garantir que os projetos sejam bem planejados e executados de forma eficaz, a Julia pode usar o Canvas, que é como um quadro de detalhes para um projeto, em que ela lista tudo o que é importante, a fim de planejar de forma abrangente, considerando todos os aspectos fundamentais, como objetivos, custos e riscos.

Para lidar com mudanças no ambiente de negócios de forma ágil, Julia pode adotar métodos ágeis, e para garantir que a equipe tome decisões rápidas e bem fundamentadas, a equipe de Julia pode ser ágil por meio da colaboração e responsabilidade compartilhada. Todos na equipe contribuem com suas ideias, tornando as decisões mais informadas, e para encontrar um equilíbrio entre estrutura e flexibilidade, Julia pode usar o Canvas para criar uma estrutura sólida no início, depois, a equipe pode usar métodos ágeis para permanecer flexível e fazer ajustes, conforme necessário, durante o projeto.



Saiba mais

Recomendamos que assista ao filme Apolo 13, de 1995, que aborda a gestão de projetos e a liderança de equipe de uma maneira emocionante e inspiradora. O filme é baseado em eventos reais e conta a história da missão Apollo 13, da NASA, que enfrentou graves problemas técnicos no espaço.

Além disso, o Sebrae Canvas é uma ferramenta de planejamento de negócios oferecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e essa ferramenta é uma adaptação do famoso Business Model Canvas, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, voltado especificamente para empreendedores e pequenas empresas.

Por fim, para aprofundar o conhecimento de metodologias ágeis, leia o artigo Metodologias ágeis podem ajudar seu negócio a enfrentar desafios, desenvolvido pelo Sebrae.



 Referências

CAMARGO, R. A. de; RIBAS, T. Gestão ágil de projetos. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

DORNELAS, J. Plano de negócios com o modelo canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio. 3. ed. Barueri: Atlas, 2023.

KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2020.

MAXIMIANO, A. C. A.; VERONEZE, F. Gestão de projetos: preditiva, ágil e estratégica. 6. ed. Barueri: Atlas, 2022.

Osterwalde; A. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

WYSOCKI, R. K.; MARQUES, A. S. Gestão eficaz de projetos. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

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